Vice-presidenta da FNE reforça a defesa do SUS e critica privilégios do...
Durante a Plenária Estatutária Ordinária da Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), realizada em João Pessoa/PB, a...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) esteve presente nas eleições do Conselho Nacional de Saúde (CNS), no dia 12 de novembro de 2024, representada pelo diretor e presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF), Jorge Henrique. O processo eleitoral definirá as entidades e movimentos sociais que irão compor o Conselho para o triênio 2024-2027, um espaço fundamental para fortalecer a gestão e o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a manhã, os representantes das 144 entidades habilitadas participaram de uma Plenária de Acolhimento, onde foram orientados sobre o processo eleitoral. Das entidades, 94 são de usuários, 44 de profissionais de saúde e 6 de prestadores de serviços e entidades empresariais. Os grupos de usuários foram organizados em 12 salas temáticas para debater e definir suas representações, incluindo categorias como aposentados, estudantes, população LGBTQIAP+, mulheres, movimentos populares, entre outros.
O CNS é composto por 48 membros titulares, representando uma diversidades na saúde pública, incluindo usuários, profissionais de saúde e prestadores de serviços. Até o dia 22 de novembro de 2024, o Governo Federal, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde(Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde(Conasems) enviarão os nomes dos indicados à Secretaria Executiva do Conselho. Para a FNE, a participação nesse processo é estratégica para fortalecer as políticas de saúde e assegurar o protagonismo dos/as enfermeiros/as no SUS.
*Fonte: #ASCOM FNE com informações do CNS
Durante a Plenária Estatutária Ordinária da Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), realizada em João Pessoa/PB, a...
No segundo dia da Plenária Estatutária da FNE, realizada em João Pessoa/PB, durante a mesa...