Notícias

FNE participa da Conferência Nacional Livre de Saúde Mental

FNE participa da Conferência Nacional Livre de Saúde Mental

No dia 26 de setembro/2023, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) devidamente representada pela sua vice-presidenta, Shirley Morales, participou da  Conferência Nacional Livre de Saúde Mental voltada aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde. Da FNE também estiveram presentes os diretores: Inara Amaral, Ludimila Medeiros e Péricles Flores.

A programação contou com apresentação da estrutura dos trabalhadores, das diretrizes e propostas do processo de eleição de delegados e delegadas; palestra sobre “A militância pela luta antimanicomial e cuidado em liberdade”, mesa de debate para fortalecer o SUS, o cuidado da saúde mental e o respeito aos Direitos Humanos; momento cultural e plenária final.

Shirley Morales, representou a FNE na mesa de abertura e fez uma explanação sobre o adoecimento físico e mental da enfermagem. Ela citou as dificuldades que a categoria sofreu durante a pandemia, do adoecimento ocasionados pela falta das condições de trabalho, violência laboral, assédio, falta de acesso à saúde do trabalho e a dificuldade de preenchimento da comunicação de acidente de trabalho (notificações e comunicados). “O não preenchimento caracteriza uma grande perda e gera prejuízos para a enfermagem. É através dele que o problema é classificado como de ordem nacional ou não. Ele cabe à Patronal dos empregadores, o que, infelizmente, não é feito”, afirma a vice-presidenta da FNE.

A Conferência é preliminar para definição de propostas e definição dos delegados e delegadas eleitos  que estarão presentes na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que acontecerá de 11 a 14 de dezembro/2023. “É extremamente importante a mobilização da enfermagem e de outros trabalhadores/as da saúde. A saúde mental reflete em todos os âmbitos e quem cuida dos cidadãos, assim como faz a enfermagem, também merece cuidado e zelo.”, diz Shirley.

A construção da Conferência  foi uma parceria entre a FNE e Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco.

Instagram

Contato/Localização