Notícias

FNE participa da 1ª reunião de abril do Grupo de Trabalho da Enfermagem

FNE participa da 1ª reunião de abril do Grupo de Trabalho da Enfermagem

Foi realizada nesta segunda-feira (1°/4/24), uma reunião do Grupo de Trabalho da Enfermagem. A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, esteve presente, assim como também representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério da Saúde (MS), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O grupo, conforme explicitado por Dr. Luiz Flores, Procurador do MPT, tem a finalidade de buscar soluções para os problemas relacionados à enfermagem. Foram feitas apresentações sobre a realidade do segmento pelos representantes dos Ministérios da Saúde, do Trabalho e Emprego e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

A presidenta da FNE, Solange Caetano, questionou o DIEESE a respeito do déficit dos Enfermeiros e superávit dos técnicos de enfermagem  e solicitou alguns esclarecimentos, sugerindo a apresentação de forma separada entre entre auxiliares, técnicos e enfermeiros. Fez considerações sobre alguns pontos da revogação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) sobre a resolução do dimensionamento, que foi revogada, dando lugar a um parecer técnico.  Por se tratar de uma apresentação com dados sobre a categoria, Solange Caetano também sugeriu convidar o Conselho Federal de Enfermagem para a discussão na próxima reunião.

Diante disso, a Dra. Monaliza Santos, representante da CMB, relatou a necessidade de dialogar com Dr. Clóvis, advogado da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) sobre algumas das questões levantadas. Por fim, a Renata Porto, assessora jurídica do NUPIA do MPT, sugeriu que nas próximas reuniões sejam buscadas as apresentações do COFEN e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para discutir dimensionamento e que as entidades patronais lancem problemáticas das bases CNSaúde e Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Brasil (CMB) para discussões.

A próxima reunião ficou agendada para o dia dia 16/04/2024 (terça-feira), às 14h.

Instagram

Contato/Localização