FNE apresenta situação do Piso Salarial e da ADI 7222 durante reunião...
A convite do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Coordenação-Geral de Relações do...
                    
Durante o 2° dia do Seminário Internacional de Planejamento da Força de Trabalho na Saúde, realizado em Brasília/DF, a presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, destacou a importância do debate voltado a migração dos enfermeiros/as.
Dados apresentados pela Internacional dos Serviços Públicos (ISP) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostram como está a realidade da força de trabalho na saúde no Brasil.
”São dados que nos fazem refletir, inclusive, sobre a posição do nosso governo hoje em relação às empresas e aos países que têm vindo para o Brasil. Eles estão se instalando no estado de São Paulo para recrutar os profissionais da saúde, em especial aos médicos e enfermeiros." A presidenta destaca ainda que, levando em consideração a distribuição do número de leitos no país, existe um déficit de enfermeiros/as no mercado de trabalho.
A FNE acredita que a prática migratória precise de artifícios que impeçam a partida dos trabalhadores/as do Brasil, levando em consideração uma melhor qualidade de vida dos profissionais. Também é preciso estabelecer políticas em âmbito nacional que envolvam órgãos como o Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho, Ministério da Justiça e Ministério das Relações Exteriores para discutir como ela será feita.
        
A convite do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Coordenação-Geral de Relações do...
        
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) manifesta profunda preocupação e lamento diante da decisão do...