FNE apresenta situação do Piso Salarial e da ADI 7222 durante reunião...
A convite do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Coordenação-Geral de Relações do...
                    
Durante o 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), a presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, destacou a relevância do debate sobre as práticas avançadas de enfermagem, um tema que há anos mobiliza a categoria. Em sua fala, ressaltou que a FNE faz parte do Grupo de Trabalho que discute essas práticas, reforçando o compromisso da Federação em aprofundar esse debate e enfrentar os desafios enfrentados pelos profissionais.
Solange lembrou que o debate sobre práticas avançadas não é recente, mas ganhou maior força com o atual governo e a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Foi a partir desse contexto que a categoria passou a ter mais espaço para discutir temas essenciais, como o piso salarial e o planejamento da força de trabalho no SUS. Ela destacou, no entanto, que os trabalhadores da enfermagem enfrentam diariamente discriminações no local de trabalho, inclusive por parte de políticos, como o caso dos vereadores que desqualificaram e agrediram enfermeiros/as em São Paulo.
Por fim, a presidenta da FNE salientou que a discussão sobre práticas avançadas de enfermagem não pode ocorrer de forma isolada. Para ela, é necessário vincular esse debate a outras questões estruturais da profissão, como o dimensionamento da força de trabalho do Sistema Único de Saúde(SUS) e o cumprimento do piso salarial.
        
A convite do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Coordenação-Geral de Relações do...
        
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) manifesta profunda preocupação e lamento diante da decisão do...