Notícias

Encontro Nacional de Equidade no Trabalho e Educação no Sistema Único de Saúde (SUS)

Encontro Nacional de Equidade no Trabalho e Educação no Sistema Único de Saúde (SUS)

Aconteceu nos  dias 7 e 8 de março/24, com transmissão ao vivo, e a convite da ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Encontro Nacional de Equidade no Trabalho e Educação no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nos dias 7 e 8/3/24, em Brasília/DF, o encontro apresentou as ações realizadas pela pasta e pelos grupos de trabalho estaduais, organizados a partir das oficinas executadas em 2023. O Seminário teve como objetivo principal combater as iniquidades, presentes nas relações de trabalho, das trabalhadoras do SUS. Além de combater todas as formas de discriminação nas relações e sociedade em geral. Também visava fomentar nos diversos estados, a formação de núcleos e comitês  para criação de ações de promoção à equidade.

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) esteve presente com participação de representantes de vários sindicatos filiados e também com sua direção, representada por Izolda Cardoso.

Equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras no SUS.  Um tema que suscita muitas discussões e diversas reflexões na construção uma socieade com direitos iguais entre homens e mulhers, uma sociedade livre do racismo, do sexismo, da LGBTfobia e de todas as formas de violência e de exclusão no mundo do trabalho e fora dele.

A FNE, segundo sua presidenta Solange Caetano, está nessa luta, ao lado daqueles(as) que têm o compromisso com a vida,  para que os direitos e as garantias, de todos e todas, enfermeiros e enfermeiras, sejam respeitados e garantidos; que a sociedade brasileira seja socialmente igualitária, respeitando suas diferenças humanas, e por assim ser, não exclua, não violente, não subestime, não desvalorize. Pelo contrário, permita ampla e irrestrita igualdade em todos sentidos e condições dignas de trabalho e de humanização.

"Coragem, lutemos como as trabalhadoras do SUS e por uma sociedade justa e humanizada. Cada uma de nós pode mais e pode, inclusive, estar onde quisermos chegar. A FNE vai com você, mulher, trabalhadora do SUS, com você enfermeira ou profissional da saúde, a serviço da vida e do cuidado."

Instagram

Contato/Localização