
FNE indica app “Trabalho sem Assédio” para categoria da enfermagem
Numa tentativa de combater a violência e o assédio no trabalho, o Ministério Público do...
Na 13ª Conferência Regional Interamericana (IAMRECON) da Internacional dos Serviços Públicos (ISP), que acontece em Bogotá, Colômbia, Elaine Leoni, diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) e presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), fez uma apresentação sobre as ações e desafios do Comitê LGBTQIA+ da ISP no Brasil.
Em sua fala, destacou o empenho do comitê em construir uma presença mais forte e visível por meio da criação de uma identidade visual inclusiva e moderna, que dialogue diretamente com a comunidade LGBTQIA+. Ela ressaltou também o esforço de enviar uma declaração para que as afiliadas brasileiras se comprometam com a adoção de diretrizes que promovam a inclusão e rejeitem a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.
Elaine também abordou os retrocessos enfrentados durante o governo Bolsonaro em relação aos direitos LGBTQIA+. Entre os desafios, ela mencionou a extinção do Departamento de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, que resultou no enfraquecimento das políticas públicas para essa população, bem como a censura de temas sobre diversidade e gênero nas escolas. Ela destacou ainda o aumento da violência motivada por discursos de ódio, com o incentivo ao armamento da população que impactou negativamente a segurança de mulheres e LGBTQIA+, além dos cortes em recursos e campanhas de saúde voltadas ao combate ao HIV/AIDS e outras demandas específicas dessa comunidade.
A presidenta do SEESP ressaltou os avanços recentes sob a nova gestão federal, como a criação da Secretaria Nacional de Políticas Públicas LGBTQIAPN+ e a reinstalação do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Por fim, apresentou propostas de ação para fortalecer o Comitê LGBTQIA+ da ISP no Brasil, incluindo a promoção da ratificação da Convenção 190 da OIT e o lançamento de campanhas de mobilização popular, visando garantir ambientes de trabalho inclusivos e seguros para esses trabalhadores.
Numa tentativa de combater a violência e o assédio no trabalho, o Ministério Público do...
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, discursou nesta terça-feira, 9/9/2025, durante...