Notícias

Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantojuvenil

Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantojuvenil

No dia 23/11 é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, uma data que nos lembra da importância de combater essa doença devastadora . Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 80% das crianças acometidas pelo câncer podem ser curadas se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados, disponíveis de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.

A data foi instituída com o objetivo de estimular ações educativas e preventivas, promover debates sobre políticas de atenção às crianças com câncer, apoiar ações da sociedade civil, divulgar avanços científicos, e fornecer suporte às crianças com câncer e suas famílias. O câncer infantil engloba diversas doenças, como leucemias, tumores do sistema nervoso central, linfomas e outros tipos. Os sintomas frequentemente se assemelham a doenças comuns na infância, tornando o diagnóstico precoce desafiador. O diagnóstico precoce desempenha um papel fundamental na taxa de sucesso do tratamento do câncer infantil. Além disso, é essencial prestar atenção aos aspectos sociais e emocionais, não apenas tratando a doença fisicamente, mas também fornecendo apoio psicossocial aos pacientes e suas famílias desde o início do tratamento.

Neste Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) se solidariza com as crianças, adolescentes e suas famílias que enfrentam essa jornada. É essencial que os pais e/ou responsáveis estejam cientes de qualquer sintoma que seus pequenos manifestem, por menor que seja. A Federação reforça a importância do diagnóstico precoce, do tratamento e do apoio emocional, com o objetivo de garantir que todas as crianças tenham a chance de viver uma vida feliz e saudável.

Instagram

Contato/Localização