Notícias

Dia Nacional da Vacinação

Dia Nacional da Vacinação

No dia 17 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Vacinação, uma data fundamental para reforçar a importância das vacinas na promoção da saúde pública e na prevenção de doenças graves. No Brasil, a política de imunização é coordenada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 1973, reconhecido mundialmente por seu impacto positivo na saúde coletiva. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza 48 imunobiológicos, dos quais 20 são vacinas que protegem contra doenças como poliomielite, sarampo, rubéola e tétano, todas oferecidas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país.

A vacinação não apenas protege os indivíduos de doenças potencialmente fatais, como também contribui para a criação de uma barreira de imunidade coletiva, essencial para proteger aqueles que, por razões de saúde, não podem ser vacinados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que as vacinas salvam cerca de 3 milhões de vidas anualmente, prevenindo epidemias e erradicando doenças que, no passado, eram comuns. Um exemplo disso é a erradicação da varíola em 1977. A poliomielite, por sua vez, está próxima da eliminação no Brasil, onde não há registro de casos há 34 anos. No entanto, a adesão às campanhas de vacinação tem diminuído nos últimos anos, gerando preocupação quanto à possível reintrodução de doenças como a poliomielite.

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) destaca o papel essencial dos profissionais de enfermagem na execução das campanhas de vacinação, sendo fundamentais para a conscientização e imunização da população. Esses profissionais estão na linha de frente, garantindo que as vacinas cheguem a todos os grupos, desde crianças até idosos, e que as metas de cobertura vacinal sejam atingidas. A FNE reforça que o compromisso com a vacinação é também um compromisso com a vida e o bem-estar coletivo, especialmente em um momento em que doenças imunopreveníveis podem ressurgir se a cobertura vacinal não for mantida.

Neste Dia Nacional da Vacinação, a FNE convida todos os brasileiros a manterem suas cadernetas de vacinação atualizadas. Além de proteger a si mesmo, estar vacinado é um ato de solidariedade com o próximo.

Fonte: ASCOM FNE com informações do Gov.br

Instagram

Contato/Localização