FNE apresenta situação do Piso Salarial e da ADI 7222 durante reunião...
A convite do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Coordenação-Geral de Relações do...
                    
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) ressalta a importância do Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro. Este ano, a campanha promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) traz o tema "Melhorar o Diagnóstico para a Segurança do Paciente", com o slogan "Faça certo, torne seguro!". O foco é a importância de diagnósticos precisos e oportunos, fundamentais para garantir a qualidade do cuidado em saúde e prevenir danos aos pacientes.
Erros de diagnóstico são responsáveis por 16% dos danos evitáveis em ambientes de saúde, impactando diretamente a vida dos pacientes. Estes erros, que incluem diagnósticos perdidos, incorretos ou atrasados, podem prolongar doenças, causar incapacidades e até resultar em mortes. A FNE apoia a campanha da OMS, que destaca a necessidade de colaboração entre profissionais de saúde, pacientes e gestores para reduzir tais erros e melhorar a segurança do paciente.
No Brasil, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) já realiza esforços para qualificar o cuidado em saúde, promovendo práticas seguras. A Federação reafirma seu compromisso com essas iniciativas, defendendo a educação contínua dos enfermeiros/as e o engajamento ativo dos pacientes, visando promover um ambiente de cuidado seguro e eficaz para todos.
        
A convite do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Coordenação-Geral de Relações do...
        
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) manifesta profunda preocupação e lamento diante da decisão do...