Notícias

Desafios da educação permanente para o controle social são pauta de Encontro Formativo do Participa+

Desafios da educação permanente para o controle social são pauta de Encontro Formativo do Participa+

Nos dias 6 e 7 de outubro de 2025, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), representada pela diretora Inara Ruas, esteve presente, em Brasília/DF, na 1ª etapa do Participa+, programa destinado à formação para o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro, realizado para a Turma 1, tinha como objetivo refletir sobre os desafios da educação permanente para o controle social no SUS e construir estratégias de fortalecimento das Comissões Estaduais de Educação Permanente (CEEPs).

A programação continha ações importantíssimas que priorizaram o olhar para a situação, por meio da realização de palestras com temas sobre “Contexto organizativo e pedagógico das CEEPs”, “Fundamentos, contexto e desafios da formação para a participação e controle social no SUS a partir da Educação Popular”, “Multiplicação das Oficinas do Participa+ nos Estados”, “Fortalecendo a Cultura do Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização - PMAS nas CEEPs” “A Cultura do PMAS e os desafios do Participa+” e “Monitoramento das ações das CEEPs para o próximo período”.

Para a diretora da FNE, o momento foi muito oportuno para aprofundar às discussões e para determinar estratégias que garantam a implementação do controle social em todos os estados do país. “Acreditamos que a educação popular possa ser uma grande alternativa para que consigamos disseminar a importância da pauta”, finaliza Inara.

A FNE reafirma o seu compromisso em contribuir positividade para construção de estratégias de fortalecimento das Comissões Estaduais de Educação Permanente.

Instagram

Contato/Localização