Notícias

Câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres no Brasil

Câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres no Brasil

O Outubro Rosa é marcado pela campanha de prevenção ao câncer de mama, que surgiu na década de 1990 com o objetivo de ampliar a participação popular no controle e prevenção da doença. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, para cada ano do triênio 2023-2025, serão registrados 73.610 novos casos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100 mil mulheres.

O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade pela doença. É muito importante que as mulheres realizem o autoexame para identificar sinais de alertadas, como: nódulo endurecido e indolor na mama ou na axila; alteração na forma ou no tamanho da mama; mudanças na pele da mama (vermelhidão ou aspecto de casca de laranja); alteração no mamilo (retração ou secreção); e dor na mama.

A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, faz um apelo: “Nós, mulheres, precisamos cuidar da nossa saúde, e a campanha proporciona o exame de forma gratuita em vários locais do Brasil por meio do SUS. Vá até um posto de saúde e marque a sua mamografia.”

A FNE seguirá buscando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir um tratamento humanizado e multidisciplinar, cuidando da saúde física e mental dos pacientes.

ASCOM FNE, com informações do INCA

Instagram

Contato/Localização