
FNE indica app “Trabalho sem Assédio” para categoria da enfermagem
Numa tentativa de combater a violência e o assédio no trabalho, o Ministério Público do...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reforça seu compromisso com a defesa da dignidade e do respeito aos profissionais de Enfermagem, celebrando a decisão da Justiça do Distrito Federal que condenou a atriz Daniela Escobar pelas declarações ofensivas contra a categoria.
A sentença, fruto da ação movida em conjunto pela FNE e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), reconhece o dano moral coletivo causado pelas falas preconceituosas e desrespeitosas proferidas em rede nacional.
Desde o início do episódio, a FNE manifestou repúdio às declarações da atriz, que reforçam estereótipos machistas e sexualizam as profissionais da Enfermagem, agravando situações de assédio e desvalorização da categoria. A entidade reafirma que não aceitará qualquer tipo de ataque ou tentativa de desqualificação de uma profissão essencial para a saúde pública.
“A condenação representa uma vitória da Enfermagem e de todas as mulheres trabalhadoras que enfrentam diariamente o preconceito e a objetificação no ambiente de trabalho. Seguiremos firmes na luta por respeito e valorização”, destaca a deputada federal e conselheira do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Ana Paula Brandão.
A indenização de R$ 50 mil, que será revertida ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), e a determinação de retirada do conteúdo da internet, são passos importantes para coibir discursos ofensivos e reforçar a importância do respeito à Enfermagem.
Numa tentativa de combater a violência e o assédio no trabalho, o Ministério Público do...
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, discursou nesta terça-feira, 9/9/2025, durante...