
São Paulo sedia Plenária Estatutária da FNE
A cidade de São Paulo foi palco para a realização da Plenária Estatuária Ordinária, da...
Nos dias 10 e 11 de setembro de 2025, a vice-presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e conselheira do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Shirley Morales, participou da 370ª Reunião Ordinária do CNS, realizada no Plenário “Omilton Visconde”, no Ministério da Saúde, em Brasília/DF.
Entre as pautas debatidas, Shirley ressaltou a importância do chamamento para a 18ª Conferência Nacional de Saúde, destacando os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e a retomada dos objetivos que marcaram a 8ª Conferência Nacional de Saúde, de onde surgiram as propostas que deram origem ao SUS. Em sua intervenção, reafirmou o papel da classe trabalhadora no fortalecimento do sistema público de saúde e alertou para a necessidade de se colocar no centro da próxima conferência a não precarização do trabalho e a escuta das reais necessidades da população e dos territórios.
Segundo Shirley, muitas vezes, as políticas públicas são elaboradas sem conexão com a realidade local, priorizando tecnologias de alta complexidade e alto custo, enquanto investimentos em recursos de baixo custo e maior efetividade poderiam gerar resultados mais positivos, especialmente no campo da promoção e prevenção da saúde.
Outro ponto de destaque foi a discussão sobre o eixo de saúde digital dentro do programa "Agora Tem Especialistas". Shirley apresentou preocupações em relação ao respeito à legislação de proteção de dados dos cidadãos brasileiros no processo de interoperabilidade dos prontuários eletrônicos. Ela alertou que o compartilhamento inadequado dessas informações pode trazer riscos, como restrições e cancelamentos de planos de saúde ou uso indevido de dados de usuários do SUS pelo setor privado.
Além disso, chamou atenção para as desigualdades de acesso à internet e às ferramentas digitais, como o SUS Digital e a carteira eletrônica de vacinação. “Nem toda a população tem condições de acesso a celular ou internet, o que pode ampliar ainda mais as iniquidades já existentes no país”, pontuou.
Com sua fala, Shirley Morales reforçou o compromisso da FNE e dos trabalhadores e trabalhadoras da enfermagem na defesa intransigente do SUS, na busca pela equidade em saúde e na garantia de que as políticas públicas considerem, de fato, a realidade vivida nos territórios brasileiros.
A cidade de São Paulo foi palco para a realização da Plenária Estatuária Ordinária, da...
“À luta, Enfermeiros e Enfermeiras!”, foi com esse chamado para a ação que a presidenta...