
Homenagem
Câmara Municipal de Mogi das Cruzes concede votos de Aplausos e Congratulações à Federação Nacional...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reconhece a importância do Dia da Vacina BCG como uma oportunidade de valorizar a vacinação e mobilizar a sociedade em prol da prevenção da tuberculose. Desenvolvida em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, a vacina BCG foi integrada ao Calendário Básico de Vacinação em 1977 e é fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde(SUS), sendo aplicada, preferencialmente, em recém-nascidos com poucas horas de vida. A sua função principal é neutralizar o bacilo de Koch, microrganismo responsável por causar a doença.
Mesmo sendo uma doença que tem registros desde a pré-história, a tuberculose permanece um grave problema de saúde pública no Brasil. Segundo o Boletim Epidemiológico da Tuberculose 2025, o país registrou 84.994 casos em 2024, o que representa um aumento de mais de 15 mil casos em relação a 2020. Embora a vacina não ofereça 100% de eficácia na prevenção da tuberculose pulmonar, ela reduz em até 82% o risco das formas mais graves da doença em crianças vacinadas no período neonatal.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) destaca a importância da vacinação e a necessidade de manter alta a cobertura vacinal para proteger nossas crianças contra esse mal. O acompanhamento médico após a vacinação para monitorar possíveis reações e garantir a saúde e segurança dos vacinados. Neste dia, reiteramos nosso compromisso em seguir defendendo de forma intransigente o SUS, a ciência e a vida. Vacinas salvam vidas!
Câmara Municipal de Mogi das Cruzes concede votos de Aplausos e Congratulações à Federação Nacional...
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, participa nesta segunda-feira, 1/7/2025, da...