FNE celebra os 98 Anos da ABEn
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) parabeniza a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) pelos seus...
O Dia Mundial do Lúpus, celebrado em 10 de maio, é uma oportunidade para sensibilizar sobre o impacto e desafios enfrentados por milhões de pessoas em todo o mundo que vivem com o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). Esta data não apenas lança luz sobre a natureza complexa e debilitante da doença, mas também serve como um apelo à união global para enfrentar esse desafio de saúde pública.
O LES, uma condição inflamatória crônica de origem autoimune, representa um fardo para os afetados, afetando negativamente sua qualidade de vida e, em muitos casos, ameaçando sua saúde de forma grave. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, o reumatologista Dr. Ricardo Xavier, dados recentes revelam que o lúpus afeta desproporcionalmente as mulheres, com uma incidência significativa observada entre aquelas com idade entre 15 e 45 anos. No Brasil, é estimado que uma em cada 1.700 mulheres seja portadora desta doença, destacando a importância de uma abordagem direcionada e eficaz para enfrentar esse desafio de saúde.
Os sintomas do lúpus podem variar amplamente e incluem lesões cutâneas, inflamação das articulações, complicações renais, entre outros. Além disso, a doença pode ter um impacto devastador no sistema nervoso central, aumentando o risco de complicações graves e até mesmo mortalidade. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para melhorar os resultados dos pacientes com lúpus. No entanto, isso muitas vezes enfrenta obstáculos, desde a complexidade dos sintomas até a falta de conscientização e recursos adequados.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reitera seu compromisso em promover a conscientização sobre o lúpus, fornecer apoio aos afetados e promover a pesquisa e o acesso equitativo a tratamentos eficazes. É dever de toda sociedade se unir a essa causa, visando acabar com os estigmas associados a essa condição e garantir acesso ao diagnostico e tratamento aos que precisam.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) parabeniza a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) pelos seus...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) manifesta preocupação com o iminente julgamento do Supremo Tribunal...