Notícias

Vitória do Sindicato: Presidenta Dilma Rousseff manda reintegrar enfermeira do Hospital dos Servidores

A presidenta Dilma Rousseff assinou decreto que determina a reintegração ao Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) da enfermeira Roberta Alexandra Bernardes da Silva. A reintegração atende a determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que acolheu pedido apresentado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfrRJ), em mandado de segurança impetrado logo após a exoneração da enfermeira, em 16 de abril. A volta dela ao trabalho depende agora apenas de trâmites burocráticos do Ministério da Saúde.

A reintegração é uma vitória não apenas de Roberta, que foi demitida sob alegação de “acumulação ilícita de cargos públicos”, mas de todos os profissionais de enfermagem do serviço público. A decisão da Justiça reconhece o direito do trabalhador a ter mais um vínculo e rechaça a perseguição que o Ministério da Saúde, orientado pelo do Planejamento, tem feito a profissionais que foram aprovados em mais de um concurso público e, por isso, têm duas matrículas.

A presidente do SindEnfRJ, Mônica Armada, comemorou a reintegração de Roberta e disse que ela confirma um direito que é está na lei, mas que o governo tentava desrespeitar. Ela lembrou que a luta pelo direito a duas matrículas tem sido uma das principais bandeiras do sindicato e disse esperar que a vitória no caso de Roberta leve o governo federal a, definitivamente, reconhecer o direito dos profissionais de enfermagem e suspender as ameaças e perseguições.

Mônica convocou todos os enfermeiros do Rio de Janeiro a festejar essa vitória e informar ao SindEnfRJ qualquer caso semelhante ao de Roberta. “Estamos atentos e prontos para agir, como fizemos no caso da enfermeira demitida injustamente do HFSE. E o governo pode estar certo que não vamos aceitar perseguições e desrespeitos aos trabalhadores”, disse Mônica.

Fonte: www.sindenfrj.org.br

Instagram

Contato/Localização