Notícias

Vem aí o  1º Encontro Sindical LGBTQIA+ da FNE e as inscrições já estão abertas

Vem aí o  1º Encontro Sindical LGBTQIA+ da FNE e as inscrições já estão abertas

“Existir e resistir: orgulho, diversidade e unidade de luta! Com essa temática, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), vai realizar, nos dias 20 e 21 de junho de 2025, em São Paulo/SP, o seu o 1º Encontro Sindical LGBTQIA+. Trata-se de um evento bastante  esperado e que foi tirado das reuniões e plenárias das bases que compõem a Federação e que, há muito,  vinham sinalizando para uma práxis mais comprometida com o combate ao preconceito e à discriminação de gênero, sobretudo, no universo de atuação da enfermagem.

Conforme destaca a presidenta da FNE, Solange Caetano, que também é coordenadora-geral do Fórum Nacional da Enfermagem, “a realidade devastadora do preconceito ceifa, diariamente, vidas da comunidade LGBTQIA+. Temos dados preocupantes do Observatório do Grupo Gay da Bahia (GGB) - mais antiga organização não governamental da causa na América Latina - mostrando que no Brasil 291 pessoas morreram em 2024, 34 a mais que em 2023, quando o país registrou 257 casos, por causa da lgbtfobia. É preciso dar um basta nisso!”, afirma.

Esse cenário também afeta o setor e os profissionais da saúde, uma vez que, idosos LGBTs no Brasil enfrentam um acesso precário aos serviços de saúde, comparado a 18% entre os não-LGBT. Outra informação alarmante são os índices de depressão, que são significativamente mais altos na comunidade LGBT (37%) em comparação com a população em geral (28%).

“Enxergando esse contexto dizimador e violento, promoveremos este encontro para construirmos, com a participação efetiva de todas e todos, uma realidade diversa e inclusiva não apenas nos ambientes laborais da enfermagem, mas junto à sociedade. Afinal, “existir é resistir!”, destaca Solange Caetano.

Quem estará presente

Já confirmaram presença nomes de destaque no cenário nacional e de luta contra o preconceito e em defesa da causa LGBT, tais como: o Dr. Victor Henrique Grampa, da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP); João Cayres, da Internacional de Serviços Públicos (ISP); Elaine Aparecida Leoni, do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP); Maciel, do Sindicato dos Municipais de São Paulo (Sindsep); o senador Fabiano Contaratto; Erika Hilton, deputada federal; Dayse Amarillo, deputada distrital do Distrito Federal; Guilherme Cortês, deputado estadual de São Paulo e Luana Alves, vereadora de São Paulo.

Programação

Teremos momentos de grande relevância, marcados por palestras e debates diversos. Na programação temas como: “Letramento LGBTQIA+”, “Políticas públicas de saúde da população LGBTQIA+”, “○ Estratégias para garantir acesso universal e humanizado”, “○ PEP e PrEP: prevenção e cuidado”, “Protocolos de atendimento e quebra do preconceito”, “○ Relações sindicais e políticas de inclusão no panorama Mundial e Interaméicas”, “○ Relações sindicais e políticas de inclusão no Brasil” e”○ Garantias e direitos da população LGBTQIA+ no ambiente de trabalho”

Inscreva-se já!

São vagas limitadas à capacidade do local e as inscrições já estão abertas. Acesse agora mesmo o Sympla e garanta sua vaga:
https://www.sympla.com.br/evento/1-encontro-sindical-lgbtqia-de-enfermeiros-e-enfermeiras-da-fne/2936811?share_id=whatsapp

Instagram

Contato/Localização