Notícias

Segundo dia do Seminário de Planejamento da FNE: avanços na luta pela diversidade e igualdade

Segundo dia do Seminário de Planejamento da FNE: avanços na luta pela diversidade e igualdade

Dia 27/02/24, São Paulo – O segundo dia do Seminário de Planejamento da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) foi marcado por importantes propostas e ações apresentadas pelos novos secretários das pastas de Etnias e Raças, Mulheres e LGBTQIAPN+. O evento destacou a necessidade de união e engajamento coletivo em prol da diversidade e da igualdade dentro da categoria de enfermagem.

Tatiana Ferreira, diretora da FNE em Pernambuco, salientou que o avanço não ocorre de forma isolada, mas sim através do trabalho conjunto. Ela ressaltou a criação da Comissão Multicultural pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), resultado da pressão e articulação de grupos como a Enfermagem Negra. Essa comissão busca promover a igualdade racial, de gênero e de orientação sexual em todo o país, evidenciando a relevância de tais discussões para o avanço da profissão.

O evento também abordou a necessidade de fortalecer os sindicatos na pauta do letramento racial e cobrar dos Conselhos Regionais de Enfermagem (COREN) estaduais a implementação de câmaras técnicas permanentes de igualdade racial, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência (PCD) e indígenas. Por fim, foi enfatizada a importância de enfrentar o racismo estrutural e o machismo no Brasil, mazelas que ainda perduram em nossa sociedade.

O segundo dia do Seminário de Planejamento da FNE representou um marco no compromisso da Federação com a promoção da diversidade e igualdade dentro da categoria de enfermagem, sinalizando um caminho de avanço e conscientização para os desafios que ainda persistem. Através da união e do engajamento coletivo, a FNE reafirma seu compromisso com uma enfermagem mais inclusiva e representativa.

Instagram

Contato/Localização