Notícias

Regulação dos planos de saúde em debate na 353a reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS)

Regulação dos planos de saúde em debate na 353a reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS)

No dia 11 de abril de 2024, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou a segunda parte de sua 353ª reunião ordinária, focando em pautas relacionadas ao planejamento da saúde em âmbito nacional. Uma das principais discussões foi sobre a regulação dos planos de saúde, já que o Projeto de Lei 7419/06 busca alterar a lei atual que regula os planos de saúde, e existem dificuldades relacionadas ao ressarcimento ao SUS quando os beneficiários dos planos utilizam o sistema público.

A vice-presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), Shirley Morales, coordenadora-adjunta da Comissão de Saúde Suplementar, apresentou uma recomendação para a criação de uma nova área técnica no Ministério da Saúde (MS), que seria dedicada à discussão da saúde suplementar e à interação com a sociedade civil e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O objetivo é melhorar o diálogo entre esses setores e aliviar a sobrecarga no SUS, especialmente no que diz respeito ao ressarcimento por atendimentos prestados a beneficiários de planos de saúde.

Além disso, a reunião abordou uma moção de repúdio contra o Conselho Federal de Medicina (CFM), que supostamente proíbe médicos de cumprirem o Código Penal em relação à interrupção da gravidez em casos previstos pela lei, como estupro ou encefalia. Shirley Morales contribuiu na elaboração dessa moção, uma vez que também é coordenadora-adjunta da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher.

Instagram

Contato/Localização