Notícias

Presidenta da FNE defende voto consciente para a enfermagem nas eleições municipais 2024

Presidenta da FNE defende voto consciente para a enfermagem nas eleições municipais 2024

A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, em sua mais recente coluna publicada no Outra Saúde, traz uma importante reflexão sobre as eleições municipais 2024 e sua importância para a enfermagem. 

Ela destaca que, embora se trate de eleições locais, os temas debatidos estão nacionalizados e polarizados, com foco na defesa da Constituição, democracia e direitos trabalhistas. É fundamental que profissionais de saúde, especialmente da enfermagem, votem em candidatos comprometidos não apenas com a saúde pública, mas com a valorização dos trabalhadores e o pagamento do Piso Salarial, ainda fragilizado por decisões do STF.

Solange Caetano ressalta a sub-representação histórica de mulheres, em especial mulheres negras, em cargos políticos, mesmo sendo maioria na sociedade brasileira. Apenas 12% dos municípios são governados por mulheres, e a presença de prefeitas negras é ainda menor. Essa disparidade se reflete também nas políticas públicas voltadas para a reparação histórica e participação política das mulheres, demonstrando a necessidade de eleger candidatos/as comprometidos/as com essas pautas.

Portanto, nas próximas eleições, a FNE convida os/as enfermeiros/as a refletirem sobre quem melhor representa suas lutas e interesses. É hora de escolher candidatos/as que defendam a saúde pública, os direitos dos/as trabalhadores/as e a inclusão de mulheres e negros nos espaços de poder.

Veja o artigo completo no link: https://outraspalavras.net/outrasaude/em-quem-voce-vota-enfermeira/

 

Instagram

Contato/Localização