Notícias

OPAS promove debate especial no Dia Internacional da Enfermagem

OPAS promove debate especial no Dia Internacional da Enfermagem

No Dia Internacional da Enfermagem, em 9 de maio de 2024, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) promoverá um debate focado em "Gênero, Liderança e Inovação na Formação e na Prática de Enfermagem". O evento acontecerá das 15h às 17h  e reunirá especialistas, profissionais de enfermagem e autoridades de saúde para discutir questões fundamentais relacionadas à profissão de enfermagem nas Américas. O evento enfatiza a necessidade de abordar as disparidades de gênero que persistem no campo da enfermagem, com uma força de trabalho composta majoritariamente por mulheres (89% na Região das Américas).

Apesar da presença significativa das mulheres na força de trabalho, as enfermeiras enfrentam desigualdades em oportunidades de liderança, distribuição salarial e condições de trabalho. O debate destaca a importância de investir na educação e treinamento de enfermagem para aprimorar as habilidades e competências dos profissionais. O desenvolvimento de oportunidades de liderança para enfermeiros, especialmente mulheres, visando promover a igualdade de gênero na força de trabalho de enfermagem.

A inovação em saúde, como o uso da telessaúde e a colaboração interprofissional, será discutida como forma de ampliar o acesso aos serviços de saúde baseados na atenção primária, especialmente para populações vulneráveis em áreas rurais ou carentes. A força de trabalho de enfermagem é considerada a espinha dorsal dos sistemas de saúde, sendo essencial para a promoção da saúde e prevenção de doenças.

A OPAS incentiva os Estados Membros a debater e agir para abordar as disparidades de gênero na enfermagem, promover oportunidades de liderança, investir na educação e reconhecer as contribuições dos enfermeiros para alcançar a cobertura universal de saúde. O debate será um espaço para promover discussões, compartilhar experiências e impulsionar ações concretas que visem ao avanço da profissão de enfermagem nas Américas.

*Fonte: ASCOM FNE com informações da OPAS

Instagram

Contato/Localização