Notícias

Nota de pesar pelo falecimento de Maria da Conceição Tavares

Nota de pesar pelo falecimento de Maria da Conceição Tavares

Com pesar, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) recebe a notícia do falecimento da economista e escritora, Maria da Conceição Tavares.

Maria da Conceição Tavares morreu neste sábado, 8/6/24, e deixa um imenso legado no campo do pensamento econômico e social-desenvolvimentista, não só para o Brasil, mas também para o mundo.

Aos  94 anos, ela morava com sua família, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Deixa dois filhos, Laura e Bruno, dois netos, Ivan e Leon, e o bisneto Théo. A todos eles, bem como a seus amigos e admiradores, nosso abraço solidário. 

Conceição Tavares se notabilizou pela defesa de uma sociedade mais justa e solidária e, por anos a fio, foi enérgica e firme ao fazer essa defesa. 

Foi professora e formou diversas gerações de economistas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade de Campinas (Unicamp). 

Era natural de Anadia, no distrito de Aveiro, em Portugal. Veio  para o Brasil em meio à ditadura salazarista, em 1954. Naturalizou-se brasileira, em 1957, e aqui desenvolveu uma notável carreira como economista.

Instagram

Contato/Localização