Notícias

II CONSE Extraordinário - Congresso Nacional Sindical dos Enfermeiros

II CONSE Extraordinário - Congresso Nacional Sindical dos Enfermeiros

Entre os dias 18 e 19 de Novembro 2011, ocorreu no auditório do Sindicato dos Químicos do Estado de São Paulo, o II Congresso Nacional Sindical dos Enfermeiros (CONSE EXTRAORDINÁRIO), com objetivo de aventar possíveis modificações do Estatuto da FNE.

Na manhã do dia 18, Solange Caetano, presidente da FNE e coordenadora da mesa de abertura, decretou, em solenidade, o início do encontro, contando com a presença de 161 (cento e sessenta) delegados inscritos, representantes da maioria dos Estados filiados da federação.

Marcou presença no evento, pela primeira vez na história dos congressos sindicais da FNE, autoridades de todas as organizações nacionais, cuja contribuição tornou-se manifesta nas colocações e propostas enumeradas por cada representante. È obrigatória a menção do presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Manoel Carlos Neri; a presidente nacional da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Ivone Cabral; a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, Elaine Leoni; o representante nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Donizete Silva; o representante da CUT do Estado de São Paulo, Adir Santos Lima, e a representante do COREN do Estado de São Paulo, Maria Angélica Guglielmi.

Findo o momento inicial, seguiram-se uma série de palestras de título informativo que buscaram, num só tempo, enquadrar a atual conjuntura econômica e política do Brasil ao cenário nacional e internacional, avaliando possíveis impactos na luta pelas reivindicações da categoria. Aquém à abordagem macro, a preocupante situação dos cursos de enfermagem, cada vez mais em maior número e qualitativamente comprometidos, também foi outro ponto presente na pauta da manhã, devido não só à relevância deste debate para a manutenção de profissionais qualificados ao exercício do ofício, mas principalmente à conservação do papel de destaque que desempenha na assistência ao cidadão-usuário brasileiro.

Por fim, seguindo a proposta base do CONSE, as diretoras da FNE, Diana Luna(SE), Mônica Armada(RJ),  Ana Lúcia Firmino(SP), Tânia Makluf(RJ) e  Vera Leite(PE), deram início à leitura, questionamento e debate do Estatuto da FNE, após integral conhecimento, avaliação e aprovação do Regimento do CONSE, regulador das propostas a serem apresentadas. Durante à tarde do dia 18 e ao longo de todo o dia 19, foram edificadas e apresentadas inúmeras propostas, por quem de bom juízo quisesse, num espaço democrático de questionamentos de termos, condições e cláusulas diversas, restando aprovado novo Estatuto, após discussão e concordância comum de todos os delegados presentes; encerrando-se as solenidades com a entrega das propostas aprovadas e o indiscutível sentimento de missão cumprida.

A luta continua. Juntos, a vitória se aproxima.

Fonte: Comunicação FNE

Instagram

Contato/Localização