
Hospital é condenado a pagar indenização à enfermeira vítima de xenofobia, no...
O Hospital de Tramandaí, no Rio Grande do Sul, foi condenado a pagar uma indenização...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) está participando da 13ª Conferência Regional Interamericana (IAMRECON) da Internacional dos Serviços Públicos (ISP), realizada entre 10 e 15 de novembro de 2024, em Bogotá, Colômbia. A presidenta da Federação, Solange Caetano, apresentou propostas focadas na proteção dos trabalhadores e na política de medicamentos, afirmando que existem três pontos centrais a serem trabalhados: fortalecer a implementação do tratado de saúde, focar na saúde global com atenção aos desastres climáticos e pandemias, e aprofundar o papel dos sindicatos na política de medicamentos.
Solange destacou que o tratado global de saúde precisa ser revisitado nos âmbitos local e regional, pois muitos ainda não estão suficientemente familiarizados com ele. Com essa retomada, a FNE pretende desenvolver estratégias para que o tratado possa, de fato, oferecer suporte aos trabalhadores e garantir sua segurança em situações de crise, especialmente após as dificuldades vividas durante a pandemia da COVID-19.
A questão da saúde global também foi ressaltada como urgente. Solange alertou para o impacto das mudanças climáticas, que têm trazido desastres como enchentes e secas, afetando diretamente a saúde dos trabalhadores e das comunidades. Segundo ela, o cenário exige preparação e amadurecimento nas políticas públicas, para que governos e sindicatos estejam prontos para novas crises sanitárias. Ela sugeriu ainda o aprofundamento da Convenção 149 da Organização Internacional do Trabalho(OIT) para proteger trabalhadores e fortalecer a resposta sindical frente a essas emergências.
Por fim, propôs um debate mais profundo sobre a política de medicamentos, ressaltando a importância de os sindicatos compreenderem e influenciarem essa área, que afeta diretamente a saúde e a vida cotidiana dos trabalhadores e da população.
O Hospital de Tramandaí, no Rio Grande do Sul, foi condenado a pagar uma indenização...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), representada pela vice-presidenta Shirley Morales, participou de uma reunião entre...