
Hospital é condenado a pagar indenização à enfermeira vítima de xenofobia, no...
O Hospital de Tramandaí, no Rio Grande do Sul, foi condenado a pagar uma indenização...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), representada pela vice-presidenta Shirley Morales, participou de uma reunião entre a coordenação da Comissão Intersetorial da Saúde da Mulher (CISMU) e a coordenação geral de Saúde da Mulher da Secretaria de Atenção Primária de Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde , no dia 27 de março de 2025. Também esteve presente a coordenadora titular da CISMU, conselheira Vanja Andréa Santos.
A reunião teve como objetivo discutir um projeto de parceria entre o Ministério, a Fiocruz e o Conselho Nacional de Saúde(CNS) para a realização de um seminário ampliado sobre a saúde das mulheres negras, visando capilarizar o debate em torno de suas necessidades. Os representantes do CNS destacaram que essa discussão deve ser feita através dos web diálogos, que é uma estratégia criada pelo MS para firmar um diálogo com a representação dos movimentos sociais, difundindo assim o processo de equidade e integralidade da saúde dessas mulheres. Além disso, foi debatida a implementação da Rede Alyne, reestruturação da antiga Rede Cegonha, que é um programa que visa reduzir as taxas da mortalidade materna negra em 50% até 2027.
Ao final, foi decidido que o seminário acontecerá no dia 27 de maio de 2025, reunindo entidades representativas das mulheres negras para discutir suas demandas no âmbito da saúde pública. A FNE ressaltou seu apoio a esse processo de mobilização, mas destacou a importância de incluir também as trabalhadoras e gestores do SUS, que são cruciais na implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres(PNAISM).
A Federação reitera seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres negras e garante que continuará participando ativamente das reuniões entre a coordenação da Comissão com o Ministério da Saúde e a Fiocruz, que seguirão acontecendo em abril e no início de maio.
O Hospital de Tramandaí, no Rio Grande do Sul, foi condenado a pagar uma indenização...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), representada pela vice-presidenta Shirley Morales, participou de uma reunião entre...