Notícias

FNE participa do 10° Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora dos Conselhos de Saúde (CISTTs)

FNE participa do 10° Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora dos Conselhos de Saúde (CISTTs)

Aconteceu em Brasília/DF, o 10° Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora dos Conselhos de Saúde (CISTTs), com objetivo principal de debater as consequências na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Estiveram pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a vice-presidenta, Shirley Morales e os diretores Jorge Henrique, Renilda Barreto, Izolda Cardoso e Lúcia Duques. O evento aconteceu de 16 a 18 de julho de 2024.

O 10º Cisttão integrou uma série de atividades preparatórias para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), que será realizada de 10 a 13 de dezembro de 2024, e também para a 5ª Conferência Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), cuja etapa nacional será realizada em julho de 2025. “Esse encontro teve o objetivo de fazer a avaliação de como está a política nacional do trabalhadores (as) no estados e municípios. Além disso, buscou identificar estratégias de mobilização para garantia que as políticas sejam implementadas”, diz a Shirley Morales.

A programação do dia 16 dia contou com a mesa de abertura, Palestra Magna com tema “Consequências na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, Eixo I “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, Eixo II “As novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, Eixo III “Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras para o Controle Social”. O dia 17 foi marcado pelos Trabalhos em Grupos - Construções de estratégias das CISTTs para organização da 5ª CNSTT, apresentação deles e Tribuna Livre.

No dia 18, as atividades foram abertas com a mesa “A Saúde do Trabalhador e a Secretaria de Vigilância em Saúde no Ambiente do Ministério da Saúde”. Além disso,  a apresentação dos Projetos do Conselho Nacional de Saúde, a palestra sobre a 4ª CNGTES e a Sistematização dos Trabalhos em Grupo.

A FNE reconhece a importância do debate proposto em prol da saúde do trabalhador e da trabalhadora em todos os espectros, seja nos direito trabalhista, previdenciário, sanitário e nos diretos humanos.  A Federação também se compromete na aplicação e disseminação das informações propostas nesse encontro, visando sempre proporcionar o melhor para os (as) enfermeiros (as).

ASCOM FNE com informações do CNS

Instagram

Contato/Localização