Nota de pesar - Oscar Rodríguez León
É com profundo pesar que a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), por meio de sua...
O Ministério das Mulheres (MM) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) coordenam o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI Cuidados), instituído pelo Decreto nº 11.460/2023 que tem como objetivo a elaboração da Política e do Plano Nacional de Cuidados.
A representante da FNE, suplente do Conselho Fiscal, Ursula Nepomoceno, esteve na tarde do dia 7/11/2023 junto com outras mulheres. Dirigentes das centrais sindicais de todo Brasil participaram da roda de conversa, o diálogo tem como objetivo debater e integrar a contribuição de diferentes segmentos da sociedade sobre o acúmulo do GTI de cuidado nestes seis meses de trabalho para a elaboração da política e do plano.
O Governo Federal abriu, na segunda-feira (30/10/23), uma consulta pública e um formulário eletrônico para ouvir a sociedade, disponível até o dia 15 de dezembro de 2023. A consulta pública amplia a discussão sobre o tema assegurando a participação da sociedade na construção do marco conceitual e na elaboração do documento guia para as ações.
Segundo a secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane Silva, vários países têm desenvolvido políticas de cuidados.
"Esperamos, através desta consulta pública, fortalecer o diálogo com diversos segmentos da sociedade para que a Política Nacional de Cuidados responda efetivamente às demandas e necessidades da população brasileira em toda a sua diversidade”, completou Laís Abramo, secretária nacional da Política de Cuidados e Família (SNCF) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Com informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e combate à Fome.
É com profundo pesar que a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), por meio de sua...
A jornada de 30 horas semanais para os/as profissionais de enfermagem no Brasil é uma...