
FNE pauta garantia da saúde das/os trabalhadoras/es durante a 364ª Reunião Ordinária...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), representada pela vice-presidenta Shirley Morales, esteve presente na 364ª Reunião...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), representada por sua vice-presidenta Shirley Morales, marcou presença na Conferência Livre do Movimento Sindical e Popular, realizada on-line dia 7 de agosto de 2024. Trata-se de uma das etapas preparatórias para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CNGTES), sendo uma oportunidade para debater questões cruciais relacionadas ao trabalho, à educação, à saúde e à democracia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Shirley Morales coordenou um importante Grupo de Trabalho (GT) dedicado à discussão sobre pisos salariais. Foram elaboradas propostas relevantes, como a criação de pisos salariais nacionais para as categorias profissionais da saúde, levando em consideração a complexidade dos serviços prestados e os princípios constitucionais que asseguram o direito ao trabalho digno. Além disso, o GT destacou a necessidade de fomentar o cumprimento das legislações vigentes com a criação de normas regulamentadoras e mecanismos eficazes de fiscalização.
Apesar de alguns desafios técnicos, como uma pane no Google que interrompeu, temporariamente, o processo de envio do formulário para a votação das propostas e eleição dos delegados, a organização da conferência garantiu que o processo seria concluído. O Google Forms será enviado aos participantes para assegurar que todos sejam ouvidos e que as propostas possam ser votadas de forma justa.
Sobre a 4ª CNGTES
A Conferência Livre do Movimento Sindical e Popular é realizada sob um contexto histórico no Brasil, após uma série de situações que desrespeitaram os direitos trabalhistas e promoveram o enfraquecimento das ações de educação em Saúde. A tudo isso é preciso somar o impacto da pandemia de Covid-19 e sua repercussão direta no mercado de trabalho, com aumento de desemprego e ampliação das vulnerabilidades das trabalhadoras e dos trabalhadores, ampliando a desproteção social e submetendo-as a condições de trabalho, por vezes, inaceitáveis.
Em 2024, a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES) mobiliza as regiões de saúde do Brasil com foco na educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além da revisão dos processos de formação de profissionais da saúde.
Neste contexto e diante de tamanha relevância é que a FNE reafirma seu compromisso em continuar lutando pelos direitos dos profissionais de saúde e marcar presença em todos esses fóruns de discussão e debates tão oportunos.
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), representada pela vice-presidenta Shirley Morales, esteve presente na 364ª Reunião...
🗓️ Dia 16 de abril, das 9h às 16h, em formato híbrido direto de Brasília/DF!
...