Notícias

FNE participa da 75ª reunião Extraordinária do CNS

FNE participa da 75ª reunião Extraordinária do CNS

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), representada por sua vice-presidenta Shirley Morales, participou ativamente das reuniões do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A pauta da 75ª reunião Extraordinária do CNS incluiu o lançamento da campanha pela criação de conselhos locais de saúde nas unidades básicas de saúde do SUS, discussão sobre o risco do suicídio para a saúde do trabalhador e trabalhadora e a situação dos povos indígenas na terra Yanomami.

A reunião aconteceu no dia 7 de novembro de 2023, em Brasília/DF. No evento, a FNE debateu a importância da atualização da política nacional de atenção à saúde do trabalhador (a). Dentre as soluções propostas pela FNE tivemos: criação de estratégias de fomento à notificação de acidentes no trabalho, de melhoria de acesso à informações sobre saúde do trabalhador(a), ampliação de monitoramento a nível de atenção primária à saúde; criação de parcerias entre as entidades sindicais, Ministérios Públicos e Ministério da Saúde para que haja o processo de formação e educação permanente junto aos sindicatos com o intuito de identificar mecanismos de prevenção ao suicídio.

Shirley Morales, vice-presidenta da FNE, também  alertou sobre a importância do acompanhamento da saúde dos povos indígenas, em especial na terra Yanamami,  e sobre o regime de contratação dos profissionais da saúde após a homologação da Lei que institui a AGSUS, que trata da terceirização e precarização do trabalho no âmbito da atenção primária à saúde e da saúde indígena de forma geral. “A gente precisa seguir  monitorando a questão da saúde da população indígena, também por conta dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde nessa área.  A contratação desses trabalhadores precisa ser feita través de concurso público e não podemos aceitar o trabalho precarizado” declarou.

Instagram

Contato/Localização