
8/4 - Dia Mundial de Luta Contra o Câncer FNE
Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reitera a...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) apoia a petição lançada pela Internacional de Serviços Públicos (ISP) em março/2024, intitulada "Se o cuidado é para todos, ele é público." Esta campanha surge em um momento fundamental, onde o mundo enfrenta uma crise de cuidados que afeta, principalmente, as mulheres. O trabalho de cuidado, muitas vezes invisível e não remunerado, tem sido a base das desigualdades de gênero, intensificando ainda mais a violência e a exploração das mulheres em sociedades ao redor do mundo.
A petição da ISP destaca a necessidade urgente de reconhecer o cuidado como uma responsabilidade social e um direito humano fundamental, que deve ser tratado como um bem público. A ausência de sistemas públicos de assistência social em muitos países da América Latina e Caribe, por exemplo, transfere essa responsabilidade para as famílias, em especial para as mulheres, perpetuando ciclos de desigualdade. A privatização dos serviços de assistência social, além de inacessível para a maioria, agrava as desigualdades, beneficiando apenas aqueles que podem arcar com altos custos.
Entre as principais reivindicações da petição, estão a necessidade de recompensar e profissionalizar o trabalho de assistência, garantindo salários justos, condições de trabalho dignas e proteção social abrangente. Além disso, é exigida a garantia dos direitos à sindicalização, à negociação coletiva e ao diálogo social, como forma de promover o trabalho decente e melhorar a qualidade dos serviços de assistência oferecidos. A Federação apoia estas demandas, que são fundamentais para a valorização do trabalho dos cuidadores, muitos dos quais são enfermeiros/as.
A FNE reforça a importância de ações imediatas para a implementação dessas mudanças e convida a todos/as a se unirem a esta causa, assinando a petição da ISP(https://peopleoverprof.it/campaigns/if-care-is-for-all-it-is-public?id=14768&lang=en) e apoiando políticas que coloquem o cuidado das pessoas antes do lucro.
Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reitera a...
Acontece no dia 16 de abril de 2025, das 9h às 16h, a 1ª Conferência...