Notícias

Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participa do 1º Seminário da Rede APS de 2024

Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participa do 1º Seminário da Rede APS de 2024

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), representada por sua vice-presidenta, Shirley Morales, participou do 1º Seminário on-line da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS) de 2024, promovido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/Ministério da Saúde), Conselho Nacional de Secretários de Saúde(CONASS), CONASEMS e Rede APS da Abrasco. O evento, realizado no dia 28 de maio de 2024 e transmitido pelo canal da TV Abrasco, teve como tema central o Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do SUS. 

A programação incluiu uma mesa de abertura e uma mesa redonda com diversos especialistas, destacando a importância desse censo para a atualização da Política Nacional de Atenção Básica.

Shirley Morales ressaltou a importância da participação social e do envolvimento das entidades sindicais, como a FNE, no processo de atualização da Política. Ela argumentou que a atual política não contempla plenamente a diversidade e a realidade dos diferentes territórios, destacando a necessidade de uma revisão para garantir que as políticas de saúde sejam mais inclusivas e representativas. Também mencionou a falta de debate adequado da atual Política no ponto de vista da participação social, defendendo a revogação e a reformulação da mesma.

Morales enfatizou a necessidade de uma ampla divulgação do Censo Nacional das UBS para assegurar uma participação massiva dos trabalhadores e profissionais de saúde. Mencionou  que, em censos anteriores, muitos profissionais não tiveram a oportunidade de participar, comprometendo a representatividade dos dados coletados. A participação neste censo é essencial para que os resultados reflitam a realidade da atenção primária à saúde no Brasil e possibilitem melhorias no cuidado prestado à população.

O Ministério da Saúde, em parceria com CONASEMS, CONASS e Rede APS, disponibilizou um módulo na plataforma e-Gestor(https://acesso-egestoraps.saude.gov.br/login) até o dia 2 de junho de 2024 para que os gestores municipais manifestem interesse em participar do censo. Este censo, realizado por meio de um questionário on-line, com cerca de 150 perguntas, permitirá um diagnóstico abrangente dos recursos humanos, da oferta de ações e dos serviços prestados na Atenção Primária à Saúde.

Instagram

Contato/Localização