FNE integra lançamento do programa da EBSERH para Todas as Pessoas e...
É com grande satisfação que a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou do evento de...
Celebrado mundo afora como o Dia Internacional dos Povos Indígenas, esta data (9 de Agosto) é marcada pela promoção de eventos e atividades que visam conscientizar sobre a importância da diversidade cultural e da luta pela garantia dos direitos dos povos originários.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reforça a importância da luta dos povos indígenas por seus direitos, especialmente, no tocante à demarcação de suas terras, projetos e ações que visem assegurar o respeito a proteção e à cultura indígena e pela sobrevivência desses povos.
Essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994, com o objetivo de homenagear e reconhecer a importância das culturas e tradições dos povos indígenas.
De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), em 2022, o número de indígenas residentes no Brasil era superior 1,6 milhão de pessoas, o que representava 0,83% da população total do país. No mundo estima-se entre 370 a 500 milhões de indígenas, distribuídos por mais de 90 países e representando cerca de 5 mil povos com culturas diferentes.
A FNE ao reconhecer a relevância dessa data estende o reconhecimento a todos os enfermeiros e enfermeiras que, no dia a dia de sua profissão, se esmeram para levar cuidado, carinho e atenção à saúde das comunidades indígenas.
É com grande satisfação que a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou do evento de...
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros e coordenadora-geral do Fórum Nacional da Enfermagem, Solange...