Notícias

Dia Internacional da Mulher, Dia de Luta das Mulheres.

Dia Internacional da Mulher, Dia de Luta das Mulheres.

Neste 8 de março, Dia de Luta das Mulheres, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) deseja a todas as mulheres, da enfermagem especialmente, valorização e reconhecimento.

 

Neste dia, é preciso enfatizar algumas questões que afetam diretamente as trabalhadoras da enfermagem, especialmente aquelas inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Primeiramente, é fundamental dizer que, para nós, a dignidade somente virá com o piso salarial e uma jornada de trabalho que não nos adoeça e nos mate.

 

O piso salarial não é apenas uma questão de justiça financeira à nossa categoria; ele é uma premissa de reconhecimento do trabalho árduo e dedicado que as enfermeiras realizam diariamente, muitas vezes, em condições desafiadoras, insalubres e sobrecarregadas extenuantes.

 

A vinculação do piso salarial à jornada de trabalho de 220 horas mensais é profundamente problemática. A maioria das enfermeiras trabalha com jornadas que não correspondem a esse padrão, o que resulta em uma desvalorização ainda maior de seu trabalho.

 

Outro aspecto fundamental é a segurança no ambiente de trabalho. A falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), realidade cotidiana da nossa categoria e escancarada durante a pandemia, e a exposição a ambientes insalubres representam sérios riscos à saúde e à segurança das enfermeiras. E estamos expostas a isso.

 

É imperativo que sejam tomadas medidas para garantir a proteção adequada dessas profissionais. Neste Dia Internacional da Mulher, Dia de Luta das Mulheres, as mulheres da direção da FNE se juntam para numa só voz dizerem: “Salve, Salve Mulherada! Sigamos juntas!”❤️

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Federação Nacional Enfermeiros - FNE (@portalfne)

 

 

Instagram

Contato/Localização