Notícias

Delegação da FNE participa da Assembleia Global de Solidariedade dos Enfermeiros nos EUA

Delegação da FNE participa da Assembleia Global de Solidariedade dos Enfermeiros nos EUA

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou, dos dias 6 a 8 outubro de 2025, da Assembleia Global de Solidariedade dos Enfermeiros (GNS), em São Francisco, nos Estados Unidos da América. A delegação da Federação, representada pela presidenta Solange Caetano, vice-presidenta Shirley Morales, e pelos diretores Ana Firmino, Elaine Leoni e Péricles Flores, participou ativamente das discussões.

A Assembleia, que recebeu mais de 1.000 participantes e que tinha como o tema “Resistência e Resiliência", fez uma analogia à resistência e à resiliência exercidas pelos/as enfermeiros/as e que vão além  dos hospitais e de seus locais de trabalho. 

Solange Caetano esteve presente na sessão plenária intitulada "Curando o Planeta: A Luta Global dos Enfermeiros pela Justiça Climática". Ela Enquanto explanou como as crises climáticas atingem as pessoas de maneiras diferentes, uma vez que as populações mais pobres possuem menos recursos para enfrentar eventos extremos, reconstruir suas vidas após desastres ou acessar cuidados de saúde.

“As comunidades mais pobres e marginalizadas em países desenvolvidos e em desenvolvimento são as que mais sofrem com maior intensidade os efeitos da crise climática. A perda de bens de subsistência em consequência de secas, enchentes e degradação ambiental empurra milhões para a pobreza, ampliando desigualdades já existentes”, explica.

Para FNE, o evento expressa a necessidade de evidenciar um assunto que passa despercebido para muitas pessoas, mas que, na mesma proporção, acaba afetando-os diretamente na saúde e no bem-estar. Por isso, a Federação reafirma o seu compromisso de continuar lutando pela implementação de políticas públicas que sejam eficientes e que mitiguem os prejuízos das crises climáticas.

Instagram

Contato/Localização