Notícias

CSW69: FNE presente em reunião oficial da delegação brasileira

CSW69: FNE presente em reunião oficial da delegação brasileira

Durante a 69ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres(CSW), a Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) participou de uma importante reunião com a delegação oficial do Brasil. O encontro, realizado no dia 17 de março em Nova York,  foi solicitado diretamente pela Federação junto ao Ministério das Mulheres e teve o objetivo de acompanhar as negociações da Comissão e discutir as necessidades apresentadas pelo movimento sindical, que incluem maior valorização do serviço público e dos/as enfermeiros/as. A Federação esteve representada pela vice-presidenta e presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe(Seese), Shirley Morales e pela diretora Ana Firmino, do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo(SEESP).

Na reunião, foi destacado a necessidade de incluir na Declaração Política da CSW69 um debate mais aprofundado sobre os malefícios da privatização e da terceirização do sistema de cuidados, que incluem questões sobre saúde, assistência e educação. A Federação defendeu mais uma vez a exclusão das parcerias público- privadas da Declaração, mas relatou que a proposta não obteve o apoio necessário, nem mesmo do governo federal, para que aconteça essa retirada.  Também foi dito que a discrepância de aporte financeiro entre o setor público e privado prejudica a qualidade do atendimento e as condições laborais dos profissionais.

A FNE mais uma vez ressaltou a importância do debate sobre o sistema de cuidados, citando o ofício protocolado ao Ministério das Mulheres para que o mesmo não seja adiado para 2029, mas aconteça já em 2026 ou 2027, dada a sua importância. A representante do ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, recebeu o pedido e prometeu dialogar sobre o assunto. Por fim, a FNE solicitou uma reunião com o Ministério das Relações Exteriores para pressionar os negociadores do Itamaraty a destravarem e avançarem as pautas da sociedade civil.  Reiteramos nosso compromisso em seguir atuando ativamente na CSW69 e em seus eventos paralelos a fim de fortalecer o serviço público, combater a privatização e conquistar melhores condições para a categoria da enfermagem.

Instagram

Contato/Localização