FNE apresenta situação do Piso Salarial e da ADI 7222 durante reunião...
A convite do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Coordenação-Geral de Relações do...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), representada pela vice-presidenta Shirley Morales e a diretora Ana Firmino, participou do evento paralelo da Internacional de Serviços Públicos(ISP) durante a 69ª Sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o "Estatuto da Mulher(CSW). Realizado no dia 12 de março de 2025, de forma on-line, o evento teve como tema central o ‘’O Direito Humano ao Cuidado nos Compromissos Globais de Pequim +30’’ e serviu como ambiente de reflexão sobre os 30 anos da declaração de Pequim e como ela tem impactado as discussões, em âmbito internacional, sobre a questão da violência contra a mulher e a equidade de gênero.
O evento ressaltou a importância do cuidado como direito humano e seu papel em promover a justiça social e reparação para mulheres que realizam esse trabalho mas não devidamente remuneradas e reconhecidas. Também foram discutidos direitos sexuais e reprodutivos , combate à violência de gênero e ao machismo estrutural, além da busca por uma paridade qualitativa e não apenas numérica nos espaços de poder, para que as mulheres possam ocupar cada vez mais cargos de liderança.
A FNE reitera seu compromisso com a defesa do cuidado como um direito humano, com a valorização dos enfermeiros/as, que são os que majoritariamente realizam esse trabalho, e com a formulação de políticas públicas que garantam equidade de gênero e justiça social
A convite do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Coordenação-Geral de Relações do...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) manifesta profunda preocupação e lamento diante da decisão do...