
FNE pauta garantia da saúde das/os trabalhadoras/es durante a 364ª Reunião Ordinária...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), representada pela vice-presidenta Shirley Morales, esteve presente na 364ª Reunião...
No Dia Internacional do Orgulho LGBTIQA+, a ser celebrado hoje, 28 de junho, reafirmamos nosso compromisso com a promoção e proteção dos direitos humanos, igualdade e dignidade de todas as pessoas LGBTIQA+ no mundo. Este dia celebra a coragem e a luta contínua da comunidade LGBTIQA+ pelo reconhecimento de seus direitos e pela eliminação da discriminação e violência.
É com profunda preocupação que observamos as persistentes manifestações de violência e discriminação enfrentadas pelas pessoas LGBTIQA+ na sociedade e especialmente no ambiente de trabalho. Instamos todos os governos e empregadores a adotarem medidas concretas para garantir espaços de trabalho seguros e inclusivos, onde cada pessoa possa expressar livremente sua identidade de gênero e orientação sexual sem medo de represálias.
A negociação coletiva desempenha um papel fundamental na luta pelos direitos trabalhistas das pessoas LGBTIQA+. É crucial que os sindicatos e organizações trabalhistas promovam cláusulas inclusivas nos acordos coletivos que as protejam contra discriminação e garantam igualdade de oportunidades para todos os trabalhadores, independentemente de sua orientação sexual e identidade de gênero.
Em particular, destacamos a importância de trabalhar em prol da população trans, que enfrenta desafios únicos no acesso a empregos dignos e seguros. É fundamental implementar políticas e práticas que assegurem a plena inclusão e participação das pessoas trans no mercado de trabalho, assim como na sociedade em geral.
Além disso, reiteramos nosso apelo aos governos para que ratifiquem e implementem o Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a eliminação da violência e assédio no mundo do trabalho. Este instrumento internacional é crucial para proteger todas as pessoas, incluindo as LGBTIQA+, contra qualquer forma de violência e assédio no ambiente de trabalho.
Neste Dia Internacional do Orgulho LGBTIQA+, renovamos nosso compromisso de continuar lutando por um mundo onde todas as pessoas possam viver com dignidade, respeito e plenitude de direitos, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), representada pela vice-presidenta Shirley Morales, esteve presente na 364ª Reunião...
🗓️ Dia 16 de abril, das 9h às 16h, em formato híbrido direto de Brasília/DF!
...