Notícias

Abertura do 2º Congresso Nacional Científico dos Enfermeiros (CONCE) reúne participantes de todo o país

Abertura do 2º Congresso Nacional Científico dos Enfermeiros (CONCE) reúne participantes de todo o país

Aconteceu na noite de ontem, 20, às 19h30, no Palácio das Convenções do Anhembi, São Paulo, a abertura oficial do 2º Congresso Nacional Científico dos Enfermeiros (CONCE), realizado pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE). O tema “Desenvolvimento Econômico e seus reflexos na valorização da enfermagem no mercado de trabalho” atraiu um grande número de participantes, que segundo a organização do evento contabilizou 1.422 inscritos. O público participa até o dia 23 de palestras e feiras culturais.

A mesa de abertura foi composta pela anfitriã, presidente da FNE e Sindicato dos Enfermeiros de São Paulo – Seesp, a enfermeira Solange Caetano; o enfermeiro mestre Juvenal Tadeu Canas Prado, docente da Universidade Paulista – Unip e coordenador-geral do Conce; a enfermeira Deborah Burguer, presidente da California Nurses Association e co-presidente da National Nurses United; a enfermeira doutora Dorisdaia Carvalho de Humerez, representando o doutor Manoel Carlos Neri, presidente do Cofen; o coronel Nevoral Bucheroni, chefe do Escritório Regional do Ministério da Ciência e Tecnologia e Comunicação de São Paulo, representando o ministro Gilberto Kassab; a professora doutora Angela Maria Alvarez, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem; o secretário adjunto de Administração e Finanças da Central Única dos Trabalhadores, Aparecido Donizeti da Silva; o secretário geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, Vanderlei Gonzaga; o presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Junqueira; o diretor executivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, Benedito Augusto de Oliveira e o primeiro secretario Geral da Confederação Nacional das Profissões Liberais, Edson Stefani.

A anfitriã Solange Caetano em seu pronunciamento lembrou sobre os ganhos para enfermagem pela última gestão da Federação Nacional dos Enfermeiros. “Conseguimos impor nesta última gestão a representação dos enfermeiros frente à Ebserh; uma diretoria que foi a luta para debater e propor projetos importantes, como por exemplo, o da aposentadoria especial com 25 anos dos enfermeiros como forma de reconhecimento ao trabalho da categoria dos enfermeiros. Também tivemos como propositura dessa gestão o projeto de lei pensando no dimensionamento de pessoal da enfermagem”, relatou a presidente da FNE e Seesp.

Durante abertura do 2º Conce foram mencionadas outras bandeiras de luta da categoria como a jornada das 30 horas para enfermagem; piso salarial universal para a categoria e educação a distancia.

Também falou na ocasião, o coordenador-geral do Conce, Juvenal Tadeu. “Nesses meus 32 anos de enfermagem uma das coisas em que mais me deixa grato é ver profissionais procurando de uma maneira proativa o conhecimento e ampliação de qualificação para que se possa levar à sociedade uma assistência melhor”.

A solenidade contou com entrada de bandeiras representando os Estados que possuem sindicatos de enfermeiros filiados à FNE. Ainda houve o desfile de modelos vestindo uniformes de época da enfermagem.

O primeiro dia de CONCE encerrou sua programação de abertura com o show da cantora revelação do gênero sertanejo, Paula Mattos. A cantora e compositora que já foi vendedora de balas e hoje um sucesso musical apresentou um repertório diversificado desde a música “Bang” de Anitta à “Que Sorte a Nossa”, escrita por ela com a dupla Luiz Henrique e Fernando, que lutava contra a leucemia e não conseguiu participar do DVD por ter morrido dois meses antes.

_mg_3682 _mg_3706

Instagram

Contato/Localização