Notícias

6.12 - Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

6.12 - Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

O Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado em 6 de dezembro e instituído pela Lei nº 11.489/2007, ressalta a importância do engajamento masculino no combate à violência de gênero. Promovida em âmbito nacional por instituições públicas e organizações da sociedade civil, a Campanha “Laço Branco” integra os “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, incentivando os homens a atuarem contra todas as formas de violência, por meio de ações e diálogos que promovam uma sociedade igualitária e livre de agressões.

Dados alarmantes do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que, em 2023, houve 1,2 milhão de registros de agressões, perseguições, ameaças e estupros contra mulheres no Brasil. O número de feminicídios alcançou o maior patamar desde 2015, com 1.467 assassinatos de mulheres motivados por questões de gênero. Além disso, foram registrados 83.988 casos de estupro, sendo 61,6% das vítimas meninas de até 13 anos. Mulheres negras, jovens e em situação de vulnerabilidade seguem como as principais vítimas, evidenciando desigualdades estruturais que perpetuam esse cenário.

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reafirma seu compromisso com a erradicação de todas as formas de violência de gênero e destaca a importância da participação ativa dos homens nesse processo. Além de não serem perpetradores, é essencial que os homens liderem ações concretas em prol da igualdade e do respeito às mulheres. Erradicar a violência de gênero é uma responsabilidade coletiva e urgente.

Instagram

Contato/Localização