Notícias

348ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde

348ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde

A 348ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), com participação da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), sendo representada pela vice-presidenta, Shirley Morales, abordou pautas de extrema relevância para enfermagem brasileira. A reunião trouxe o debate sobre uma parceria internacional sobre a participação social junto a Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece a participação do  CNS junto ao governo brasileiro para ajudar na sugestão do texto de uma resolução que trata do tema participação social em âmbito internacional.

Dentre os assuntos abordados tivemos a discussão sobre a importância do papel das mulheres negras no controle social e o combate ao racismo estrutural; a pauta para estabelecimento das próximas conferências de saúde, sendo a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio prevista para 2023 e as 4ª Conferência Nacional e de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde e 5a Conferência Nacional do Trabalhador e Trabalhadora paraos anos de 2024 e 2025; a importância do estabelecimento do planejamento do plano nacional de saúde e do plano plurianual 2024/2027, que deve ocorrer  no final do ano de 2023; e discussão sobre a tramitação do PL 7082/2017.

É importante frisar que durante a reunião houve a alteração do nome da  5ª Conferência Nacional de Saúde Mental para 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio, em prol da importância designada pelo médico sanitarista Domingos Sávio em relação à reforma psiquiátrica.

A vice-presidenta da FNE reiterou o compromisso da Federação com a luta contra o racismo e combate à violência contra todas as mulheres . “A enfermagem é  majoritariamente composta por um população de mulheres, pretas e pardas e nós somos contra qualquer forma de racismo e de violência contras as mulheres. Ter em vista a designação da  3ª Conferencia Nacional de Saúde da Mulher expressa a nossa luta pela igualdade de gênero, pelo respeito e pela luta das mulheres ”, afirmou.

Instagram

Contato/Localização