
8/4 - Dia Mundial de Luta Contra o Câncer FNE
Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reitera a...
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, é um momento para refletir sobre os desafios enfrentados por milhões de brasileiros com deficiência e para debater soluções que promovam sua inclusão plena na sociedade.
Oficializada em 2005 pela Lei nº 11.133, a data já era reconhecida desde 1982 pelo Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência (MDPD), sendo um marco na luta por acessibilidade, dignidade e igualdade de condições. Atualmente, mais de 17 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), o que torna ainda mais urgente a implementação de políticas públicas voltadas para esse público.
O papel da enfermagem é fundamental nesse cenário, pois esses profissionais estão na linha de frente do cuidado das pessoas com deficiência, tanto na assistência preventiva quanto na reabilitação. Além do atendimento hospitalar, os/as enfermeiros/as atuam na promoção da saúde, oferecendo cuidados personalizados e adaptados às necessidades específicas desses pacientes. A enfermagem também desempenha um papel fundamental no acompanhamento de tratamentos contínuos, garantindo o acesso a uma assistência de qualidade dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) ressalta que a inclusão e a acessibilidade são responsabilidades de toda a sociedade, e a categoria da enfermagem tem um papel essencial nesse processo. A FNE acredita que o respeito à dignidade humana e à equidade de atendimento são pilares que devem guiar a atuação dos profissionais de saúde, contribuindo para a construção de um mundo mais acessível e acolhedor para as pessoas com deficiência.
Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reitera a...
Acontece no dia 16 de abril de 2025, das 9h às 16h, a 1ª Conferência...