
FNE pauta garantia da saúde das/os trabalhadoras/es durante a 364ª Reunião Ordinária...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), representada pela vice-presidenta Shirley Morales, esteve presente na 364ª Reunião...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reconhece a importância do Dia Mundial do Rim, celebrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março, dia 14 em 2024, para aumentar a conscientização sobre as doenças renais e promover estratégias de prevenção e gerenciamento.
Com base nos dados fornecidos pela International Society of Nephrology (ISN), é estimado que atualmente 850 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de doença renal, com a Doença Renal Crônica (DRC) contribuindo para 2,4 milhões de mortes anualmente.
No Brasil, mais de dez milhões de indivíduos enfrentam essa condição, ressaltando a necessidade urgente de políticas de saúde inclusivas e acesso equitativo ao diagnóstico e tratamento.
A insuficiência renal, seja aguda ou crônica, pode ser desencadeada por uma série de fatores, incluindo hipertensão arterial e diabetes, duas doenças de alta incidência na população brasileira. A hipertensão arterial, quando não controlada, pode sobrecarregar os rins, enquanto a diabetes pode danificar os vasos sanguíneos renais, interferindo em sua função de filtragem.
Essas condições ressaltam a necessidade de medidas preventivas, como controle da pressão arterial, dieta equilibrada e avaliação médica regular, especialmente após os 40 anos.
A FNE reforça a importância da Campanha do Dia Mundial do Rim, coordenada no Brasil pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, e seu tema em 2024, "SAÚDE DOS RINS (& exame de creatinina) PARA TODOS: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento".
*Fonte: ASCOM FNE com informações da SBN
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), representada pela vice-presidenta Shirley Morales, esteve presente na 364ª Reunião...
🗓️ Dia 16 de abril, das 9h às 16h, em formato híbrido direto de Brasília/DF!
...